[<back]
Personagens da Química falam aqui! Você faz a revista! Sempre algo pra vc levar para ksa!
As reportagens especiais da quimica.ufsc.br O cinto de utilidades do Químico
Todo o material publicado nos 7 anos da quimica.ufsc.br
Biologia Química

Todos sabem, ou pelo menos já ouviram falar, da chamada interdisciplinaridade. Embora muitas vezes na ciência esta complicada expressão seja rotineramente empregada, poucos têm a verdadeira compreensão da sua magnitude. Apenas recentemente, duas importantes disciplinas científicas - a Química e a Biologia, começaram uma verdadeira interação. A interação entre cientistas de diferentes áreas da química e da biologia e com diferentes perspectivas tem levado à descobertas e aperfeiçoamento de técnicas que tem revolucionado o modo como entendemos os sistemas biológicos a nível molecular.

Esta nova disciplina, a Biologia Química (Chemical Biology), que pode ser aplamente definida como o estudo dos efeitos de pequenas moléculas em processos biológicos, começou a emergir como um campo de pesquisa reconhecido a nível internacional somente na última década, com inúmeras universidades criando cursos que romperam barreiras entre departamentos outrora distintos. Hoje, já é uma realidade o alto investimento neste campo de pesquisa e a colaboração entre químicos e biólogos se tornou de fundamental importância para o futuro da biomedicina. O aumento no número de conferências científicas dedicadas a Biologia Química também demonstra a importância e o interesse deste campo multidisciplinar para os cientistas acadêmicos e industriais.

Apesar desta interação entre a química e a biologia já ser realidade há algum tempo, só recentemente as revistas científicas, o principal meio de comunicação entre os pesquisadores, quebraram as últimas barreiras culturais e lançaram títulos totalmente dedicados a Biologia Química.

Em maio de 2005, a inglesa Royal Society of Chemistry (RSC) lança o que seria uma revista dedicada a divulgar pesquisas realizadas na interface entre a Química e a Biologia, a Molecular BioSystems.
Seguindo o mesmo caminho, em junho de 2005, o Nature Publishing Group lança a primeira edição do Nature Chemical Biology Journal, uma revista que cobre um grande número de tópicos relacionados a Biologia Química (ver quadro ao lado).
A American Chemical Society (ACS), a maior sociedade científica de química do mundo e que publica algumas das revistas internacionais de maior impacto científico, também tem sua revista totalmente dedicada a Biologia Química, a ACS Chemical Biology, que se encontra na sua primeira edição publicada no dia 17 de fevereiro do corrente ano.

Tópicos abordados pela Nature Chemical Biology incluem:

Chemical Synthesis
- Diversity-oriented synthesis
- Template-directed synthesis
- Biomolecular modification and labelling chemistry
- Solid-phase biomolecular synthesis: peptides, oligonucleotides, oligosaccharides
- Synthesis of small biomolecules: lipids, carbohydrates, nucleosides, amino acids
- Combinatorial chemistry
- Natural products synthesis
- Biomimetic synthesis
- Asymmetric catalysis
Expanding Chemistry through Biology
- Enzymatic synthesis
- Natural products isolation and characterization
- Combinatorial biosynthesis
- Biosynthetic engineering
- Virus-based chemistry
- Directed evolution and characterization of macromolecular catalysts and receptors
- Chemical informatics
Chemical Mechanisms in Biology
- Enzyme inhibition and reaction mechanisms
- Mechanisms of drug action in vivo
- Small molecule-biological target interactions
- Evolution and novel chemistry of catalytic nucleic acids
- Pharmacological determination of protein function in vivo
- Molecular probes of biological function
- Mechanistic analyses of post-translational modification chemistry
- Chemical insights into post-genomic approaches, including RNA interference and proteomics
- Metal ions in biological systems
- Chemical imaging agents
- Single molecule chemistry of small molecules and biomolecules
- Theoretical simulations and modelling of biomolecules
- Molecular recognition
- Small molecular model systems for metalloenzymes
- Molecular machines
- Pharmacologically active natural products
- Biosynthetic pathway elucidation
- Chemical approaches to protein interaction networks
- Chemical ecology
Expanding Biology through Chemistry
- Chemical genetics and High Throughput Screening
- Biomolecular and small molecular array fabrication and validation
- Chemical insights into drug design and development
- Synthetic biology
- Unnatural biomolecular analogs in biological systems
- Chemical genomics
- Chemical regulation of biosynthetic pathways
- Chemical methods for protein, carbohydrate and nucleic acid design
- Chemical approaches to systems biology

Além destas publicações, outras ferramentas de interação entre químicos e biólogos estão disponíiveis por algumas destas revistas. A RSC, por exemplo, tem uma publicação online (Chemical Biology Virtual Journal) que permite um acesso facilitado a todos os artigos relacionados à Biologia Química publicados em mais de quinze de suas revistas, sem cobrar por um período de um mês a partir da data de publicação. Já a revista ACS Chemical Biology disponibiliza em seu website um fórum conhecido como Chemical Biology WIKI, que permite aos seus participantes discutir diferentes tópicos relacionados à Biologia Química.

Sem dúvida, seja biólogos equipados com ferramentas químicas quantitativas ou físico-químicos, inorgânicos, orgânicos e analíticos que se valem de ferramentas biológicas, todos tem um importante papel no entendimento das interações moleculares dentro das células e se encontram no centro de um excitante e amplo campo de pesquisa que é a Biologia Química.

Além disso, grande parte das universidades internacionais mais respeitadas tem adaptado os currículos de graduação dos cursos de química, com o objetivo de proporcionar ao profissional formado uma visão mais interdisciplinar com a biologia. Departamentos de Química como das Universidades de Cornell, Harvard e Rutgers são exemplos de departamentos de química que se remodelaram para oferecer cursos de Biologia Química voltados a área acadêmica ou industrial.

No Brasil, os cursos de Biologia Química ainda são inexistentes, e a maioria dos currículos dos cursos de graduação em Química está fortemente defasada quanto sua interação com a Biologia. Quadro este que precisa ser alterado se quisermos formar profissionais mais competitivos a nível internacional em áreas de importância estratégica e econômica, como a biomedicina.

_________